Dúvidas Frequentes

Home / Instruções e Dúvidas / Dúvidas Frequentes

Selecione a dúvidas abaixo

Não, mas convém tomá-la com moderação.

Sim, principalmente nos exames de triglicerídeos e de colesterol. Os alimentos consumidos nos dias que antecedem à coleta de sangue podem interferir nos resultados. Mas não se pode fazer dieta antes de coletar o exame. Deve alimentar-se como de costume para que o resultado seja real e não mascarado pela dieta.
O jejum de 12 horas é imprescindível antes da coleta de sangue para exames de dosagem de triglicerídeos e frações do colesterol.

Normalmente causa apenas um leve incômodo, pois o procedimento dura poucos segundos. Mas isso depende da sensibilidade e do acesso venoso de cada paciente, da destreza do coletador e da qualidade da agulha utilizada.

Isto se chama hematoma e é causado por um extravasamento de sangue para fora da veia. Hematomas podem ocorrer por veias finas, delicadas, ou com pressão interna elevada; pelo uso de medicamentos com efeito anticoagulante (como a Aspirina); por compressão insuficiente do local da punção; ou por esforço excessivo nas horas seguintes à coleta. Não use bolsas nem faça força no braço puncionado por pelo menos 2 horas após a coleta. A bolsinha de gelo que o Laboratório Búrigo utiliza após a coleta é fundamental para diminuir os riscos de formação dos hematomas.

Bebidas alcoólicas causam interferência principalmente em exames de triglicerídeos, colesterol, GGT, entre outros, em intensidade variável. Por isso, não se deve consumir bebida alcoólica nos três dias antecedentes à realização de exames.

Fumar compromete exames de agregação plaquetária e de curva glicêmica. Nestes casos, não fume no dia da coleta de seus exames.

Remédios podem interferir em exames de laboratório. O ácido acetilsalicílico, presente em vários analgésicos, antitérmicos e antiácidos (AAS, Aspirina, Buferin, Cibalena, Dooxene-A, Doril, Engov, Melhoral, Somalgin, entre outros) interfere em testes de coagulação do sangue, agindo como um antiagregante das plaquetas. J Em altas doses o Ácido Acetilsalicílico pode reduzir os valores totais de tiroxina (T4).

IMPORTANTE: O uso de qualquer medicamento deve sempre ser informado às recepcionistas do laboratório. A suspensão do medicamento antes da coleta de exames só pode ser feita pelo médico.

Vitaminas podem interferir em exames de laboratório, a exemplo da Vitamina C, que pode alterar exames de creatinina e glicose, e da Vitamina E, que pode interferir nos testes de agregação plaquetária. Evite consumir vitaminas antes da coleta.

Sim, podem interferir em alguns exames, principalmente nos de glicemia, e nas dosagens de fator VIII de coagulação, CPK, LDH e triglicerídeos. Para estes exames específicos é imprescindível não realizar nenhum tipo de esforço físico no dia do exame. Além disso, os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. É o que os médicos chamam de condições basais. Em conseqüência, testes feitos após esforços físicos terão eventualmente valores diferentes daqueles realizados em condições basais.

O primeiro jato pode trazer junto células, secreções e até mesmo germes presentes na uretra. Daí a necessidade de desprezá-lo e de coletar o jato médio, que representa melhor a urina presente na bexiga.

Sim, porém é importante consultar o médico antes de coletar o material, pois em alguns casos a doença pode interferir em exames que avaliam aspectos metabólicos e imunológicos. O ideal é sempre que possível realizar seus exames para controle clínico ou acompanhamento de doenças em condições normais de saúde, atividade física e alimentação.

A menstruação pode interferir em alguns exames de urina. Se necessário realizar a coleta no período menstrual deve-se tomar dois cuidados especiais: higienizar-se antes da coleta e usar tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina.
Em exames de sangue geralmente a menstruação não altera os resultados, porém diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental informar o médico em que período do ciclo menstrual o seu exame foi realizado.

Podem interferir. Por isso é necessário adotar dois cuidados especiais para que não haja interferência dos medicamentos vaginais em exames de urina: higienizar o local na hora da coleta e usar tampão vaginal.

Não, a coleta das fezes pode ser feita sem jejum e em qualquer horário do dia. Isso vale para todos os exames de fezes, coletado em casa, em um frasco fornecido pelo laboratório, com instruções para a coleta do material.

Não é recomendado o uso de laxante para a coleta de amostras de fezes.

Para a maioria das mulheres, uma semana após a relação em que possa ter ocorrido a fecundação já é suficiente para fornecer um resultado positivo no teste de gravidez a partir de amostra de sangue (beta-HCG).
No exame de urina este tempo aumenta para uma semana de atraso menstrual.


Dúvidas Adicionais
Entre em contato conosco:
Fone: (31)3822 2913